quarta-feira, 20 de maio de 2015

A nova Subprefeitura da zona da Leopoldina e o pleito da população de Ramos


A zona da Leopoldina agora esta dividida: Os bairros de Bonsucesso, Ramos e Olaria, além de Maré que não pertence a zona da Leopoldina, passaram a fazer parte da nova Subprefeitura da Ilha do Governador e Leopoldina:


Mapa representativo da Zona da Leopoldina, com seus respetivos bairros. Somente Ramos Olaria e Bonsucesso estão "sob nova gestão"

Estes ventos da mudança que sopram do litoral já foram até oficializados pela subprefeitura em seus logotipos:


Pelo menos no logotipo, a Subprefeitura vestiu a camisa
Mas e na pratica, o que muda? Em uma entrevista, Nelson Miranda, o subprefeito, fez sua apresentação e de suas ideias para a região:

Copia do Jornal O Globo de bairros falando das ideias iniciais da Subprefeitura
 Em meio a promessas para os bairros da Leopoldina, a posição deste blog foi levada em consideração: a necessidade de Ordem Publica. Ele cita a necessidade de uma UOP (Unidade de Ordem Pública) para a Leopoldina, que já posicionamos e indicamos a área física onde seria viável implanta-la.

Para que deixemos claro e de fácil condução, este é o resumo das propostas para o bairro de Ramos ao nosso novo subprefeito:

Proposta para as antigas praças destruídas e terrenos criados pela Transcarioca no bairro de Ramos e outras necessidades:


1. Estação BRT Ramos - Vassalo Caruso: na descida do viaduto Renatinho Partideiro, no espaço da antiga praça com pista de skate e quadra poliesportiva da rua homonima

O espaço disponível para a Estação Ramos - Vassalo Caruso entre os viadutos São Cosme e Damião, no lugar da praça inutilizada por efeito da Transcarioca

A passarela parcialmente destruída nas obras da Transcarioca permitiria a ligação dos dois lados de Ramos a nova Estação
Justificativa: a área ficou isolada pelas pistas do BRT, impossibilitando sua retomada como área de lazer. O espaço da praça caberia uma estaçao do mesmo porte da já construida em Olaria.
Cabe lembrar que a distância entre a estação Olaria / Cacique de Ramos e a estação Cardoso de Morais / Viuva Garcia é a maior de todo corredor entre estações (1,5km) e o centro comercial de Ramos, também área de maior ocupação residêncial, ficou exatamente no meio deste trajeto. Esta estação Vassalo Caruso permitiria maior uso do sistema pela população de Ramos, além de garantir o devido uso das áreas públicas de forma segura, já que hoje tornou-se moradia de sem tetos que perambulam pelas pistas do BRT.
Esta implantação seria acompanhada da reimplantação da passarela do viaduto São Cosme, desmontada durante a obra da Transcarioca no lado da Rua Vassalo Caruso, de forma a permitir que ambos os lados de Ramos beneficiem-se do BRT.

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2. Praça Renatinho Partideiro: sob o viaduto Renatinho Partideiro, em frente a estação de trens de Ramos na Rua Cardoso de Morais.

Retrato atual da área, sem calçamento, mobiliário urbano ou utilidade aos moradores

Outro lado do terreno abandonado, acesso pela Rua Aureliano Lessa, com o mesmo cenário de abandono, mas que já poderia ser um estacionamento.

Desenho proposto para a praça em frente a Estação de tens de Ramos, na Rua Cardoso de Morais.

Justificativa: o entorno é consideravelmente residencial, com grande fluxo de pessoas na estação de trens de Ramos e no ponto de onibus. Considerando este ponto de convergência social natural e o desprovimento do bairro de áreas de lazer, o terreno hoje abandonado em chão de terra seria uma compesação social pelo grande viaduto que cortou o bairro e ocupou outras praças.

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3. Unidade de Ordem Pública da Leopoldina: No grande terreno entre o corredor Transcarioca e a Rua Cardoso de Morais, na altura do 509.
Localização:https://www.google.com.br/maps/@-22.856242,-43.258578,3a,75y,200.11h,78.42t/data=!3m4!1e1!3m2!1s79Qctvs3RFdCcmY9RdKXcg!2e0?hl=pt-BR

A grande área publica, que originalmente era uma praça, e que ficou isolada aos fundos dos prédios da Rua Cardoso de Morais e pela pista do BRT
A área possui um acesso pela Rua Cardoso de Morais que comportaria a implantação da Unidade de Ordem Pública
Justificativa: respaldado pela própria visão do subprefeito, a zona da Leopoldina demanda uma UOP. Isto conciliaria a visão de ordem Pública do Subprefeito e a necessidade de segurança para os bairros da região, principalmente para Ramos.
Como é uma área recuada e escondida atrás de prédios, a recomendação é que realmente seja implantado um serviço público que seja capaz de assegurar a própria segurança e que ao mesmo tempo impeça a ocupação irregular a área.

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4. Nova Passarela sobre o BRT e o trilho do trem: No grande terreno entre o corredor Transcarioca e a Rua Cardoso de Morais, na altura do 509, junto a UOP

A passarela mais próxima da região é distante e abandonada, não atendendo como opção de circulação entre os dois lados de Ramos
A Estação de Trens de Ramos, não reformada, sem acessibilidade pois somente há escadas e que enche quando chove, é a principal ligação dos dois lados do Bairro.
A passarela seria exatamente entre a Estação de Ramos de Trens e a Estação de BRT da Cardoso de Morais / Viúva Garcia, atendendo aos dois usos junto as principais áreas comerciais e residenciais do bairro, assegurando a devida mobilidade através de rampas de acesso
A área comportaria a UOP e a Passarela, ligando a Rua Cardoso de Morais a Rua Uranos, o que  não existe hoje,



Justificativa: o grande terreno comporta também uma passarela, atendendo a um antigo pedido dos moradores para dar mobilidade ao bairro. A forma de acesso dos lados do bairro nas proximidades deste terreno limitam-se a uma passarela abandonada e perigosa a meio quilometro de distância ou a decrépita estação de Ramos, que não possui rampa de acesso e enche quando chove. Os cadeirantes do bairro não tem opções de transitar entre os lados do bairro nas proximidades da Estação de Trens de Ramos ou na Estação Cardoso de Morais / Viúva Garcia. Esta passarela ficaria exatamente no meio destes dois locais

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5. Reposição e compensação das áreas de Cultura e Lazer: A passagem da Transcarioca ocupou diversas praças e destruiu árvores pelo seu trajeto, e no bairro de Ramos ficou ainda mais evidente a sua carência de áreas verdes e de lazer e cultura após as obras.

Localização 1 - Proposta de Área verde e de Lazer:
https://www.google.com.br/maps/@-22.858137,-43.256823,3a,75y,22.41h,82.65t/data=!3m4!1e1!3m2!1sUKL7BAlr8ps6_nI8vBZmgA!2e0?hl=pt-BR


Na Rua Cardoso de Morais, 400,  o antigo Cinema Palace hoje em ruínas, comporta uma grande área verde de lazer. O lugar está abandondado

Poucas desapropriações parciais, com a realocação posterior na mesma área com outra disposição das lojas, libera uma grande área de lazer no bairro, capaz de estimular o crescimento urbano da região.

O impacto na vegetação do bairro e no conforto ambiental é visível por onde a Transcarioca passou. Nesta foto, a árvore cortada na Praça Professor Mourão Filho não foi reposta

Justificativa: No relatório ambiental simplificado da Secretaria Municipal de Obras, cita Ramos com áreas de lazer insuficientes antes da obra da Transcarioca, Após a mesma, perdeu-se ainda mais praças, não havendo mais opções de lazer. Ao mesmo tempo, enormes terrenos ficam abandonados, representando até risco a saúde publica.


Localização 2 - Proposta de Centro cultural (Biblioteca, espetáculos, escola de artes, etc.):
O Cinema Rosário, fechado desde os anos 80, com uma enorme estrutura para atividades culturais pela Prefeitura
Justificativa: Um grande espaço destinado para o Centro Cultural que o bairro de Ramos representava, com seus cinemas Hoje o prédio apenas é um retrato de abandono. Neste caso, basta apenas seguir com um projeto já anunciado:
Um final feliz para cinemas de rua

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Estas cinco propostas aqui constantes não são exaustivas, mas transparecem o que é factível para a revalorização do bairro de Ramos atualmente sem grandes esforços pelo poder público.