terça-feira, 26 de agosto de 2014

Metro desperdiçado

 É triste observar, em um pátio descoberto da MetroRio exatamente em frente a Prefeitura, tantas composições de metrô apodrecendo ao tempo.

Pátio de manutenação do Metro Rio, fotografado da estação Cidade Nova

 
 Em um Estado onde a mobilidade urbana é sempre posta em xeque devido a baixa qualidade do fornecimento do serviço aos seus cidadãos, os antigos carros da linha dois do Metro, aposentados devido ao aumento de demanda da linha 2 e a impossibilidade dos mesmos em absorver-la, estão abandonados absolutamente sem uso, em um canto do pátio de manobras e visível a todos que passam pela Av. Presidente Vargas. Este trecho da avenida, curiosamente, é em frente ao prédio da Prefeitura, de onde provavelmente a gestão municipal consegue observar diariamente a inoperância destes veículos.
 
Recentemente a Prefeitura anunciou a compra de VLT modernos para operar no Centro do Rio de Janeiro para o Projeto Porto Maravilha, e o Estado pouco depois, a compra de outros VLT  oriundos de um projeto em Macaé que não foi adiante, para operar na Supervia no Ramal Guapimirim, e com isto ficou a questão: porque comprar novos com estes antigos lá disponíveis para o uso?

Os carros operaram a Linha 2 do metro foram VLT adaptados ao uso do metro

 
O Rio de Janeiro está carente de transporte de massa real, onde alguns bairros de sua capital ainda estão defasados, como por exemplo a Ilha do Governador. Porque não aproveitar estes carros para montar a linha planejada ligando a Ilha do Governador a estação Bonsucesso de trens? Ou a criação de um VLT pelo trajeto da Linha Amarela, substituindo os ônibus que lá circulam? Enfim, há uma infinidade de usos melhores do que o abandono atual.
 

 
Pela imagem de satélite, são 28 composições que poderiam atender a população do Rio de Janeiro