domingo, 6 de julho de 2014

Transbrasil

Transbrasil é uma das propostas de corredor de ônibus exclusivo articulado, modelo BRT, que a prefeitura havia assinalado como legado das Olimpíadas, para ligar Deodoro ao Centro do Rio pela Av. Brasil e reduzindo consideravelmente o número de linhas de ônibus que lá circulam. Conjugo e verbo no passado pois o mesmo não faz mais parte do portifólio de projetos das Olimpíadas,

A prefeitura do Rio de Janeiro neste ato de retirar da carteira de projetos da Olimpíadas assume que o prazo é inexequível até 2016, o que põe em xeque a existência do mesmo. Segundo informações públicas (internet) o atraso se deu primeiramente por uma empresa que entrou com uma liminar impedindo a licitação e uma vez vencida esta etapa de derrubar a liminar, o Ministério Público também suspendeu pedindo explicações sobre o projeto.

Esta semana, uma novidade se noticiou: mesmo não sendo legado para a Olimpíadas, o projeto terá sua licitação para o trecho 1 (Deodoro <> Cajú), o que sozinho não representa nenhum avanço no sistema de transporte da cidade.

A novela trecho 2:

Apesar de uma definição clara que a Transbrasil será pela Av. Brasil (até aí, nenhuma dificuldade cognitiva para a turma de engenheiros), o Trecho 2, que é do Cajú até o Centro é uma incógnita. Até mesmo onde no Centro seria este "Centro" era especulação. Originalmente cotado no Aeroporto Santos Dumont, já foi indicado na Central do Brasil e finalmente na Candelária, que parece ter sido a proposta de consenso.




Até mesmo como iriam chegar até esta estação final, ou seja, o trajeto do trecho 2 teve mudanças. Originalmente seguiria pela Av. Rodriggues Alves, Praça Mauá e Praça XV até o Aeroporto, depois, pela Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas até a Rua Primeiro de Março e Av. Antonio Carlos, depois pelo mesmo trajeto porém parando na Candelária e agora finalmente, segundo palavras do prefeito:

"...o prefeito Eduardo Paes detalhou, em maio, o provável traçado do BRT na chegada ao Centro: ao deixar a Avenida Brasil, o corredor seguirá pela Rodrigues Alves, Túnel João Ricardo (Central do Brasil) e Presidente Vargas, até a Candelária, onde será construído um terminal." Fonte Jornal O DIA

A proposta do BLOG.

Independente de opção da Av. Francisco Bicalho ou da Av. Rodrigo Alves, a chegada a Candelária é fato. A proposta original de chegar ao Aeroporto foi impedida pois o terminal ficaria no Aterro do Flamengo, que é tombado e não poderia sofrer alterações, e com isto o trajeto foi sofrendo reduções até chegar a Candelária.
A proposta deste Blogger é um pouco mais arrojada e ao mesmo tempo de baixíssimo custo de implantação: Levar a Transbrasil até Botafogo.

A proposta conectando a Candelária ao Aterro do Flamengo
As áreas a serem abertas com a demolição da Perimetral na Praça XV permitiria perfeitamente o trajeto Candelária <> Aeroporto Santos Dumond, chegando assim no inicio do Aterro do Flamengo e de lá até Botafogo.

Mas o Aterro não é tombado? Sim, mas a proposta não pressupõe nada que altere a paisagem. Hoje o sistema de BRS basea-se apenas em uma pintura de faixa azul de trafego continua no chão, câmeras de monitoramento e radares, que aparta o transito de veículos particulares dos coletivos. Esta simples reprodução do modelo segregaria o transito dos BRT dos demais veículos sem que mexam em uma folha de grama para implantação, já que hoje o Aterro já possui tudo isto. Durante a passagem no Aterro não haveriam estações, assim como hoje os ônibus que lá passam não possuem pontos para embarque ou desembarque de passageiros, cabendo apenas a Av. Nações Unidas, em Botafogo, esta estrutura.

Vantagens do projeto:

Na atual proposta da prefeitura:

1. O sistema de Metrô no Centro do Rio está sobrecarregado, e a atual proposta é de mais um sistema contribuindo com esta lotação;
2. Não há conexão entre os dois principais aeroportos da Cidade (Galeão e Santos Dumont);
3. Não atende a um grande publico que tem como destino a Zona Sul da cidade, considerando os oriundos da Av, Brasil ou os que saem do Centro e das Barcas com destino a esta região.

Na proposta aqui apresentada:

1. Haverá mais pontos de entrega do sistema, atendendo a um grande volume de cidadãos e turistas que tem por destino a Zona Sul ou o Aeroporto Santos Dumond;
2. Conecta os aeroportos sem impactar o tombamento do Aterro;
3. Atende também a uma grande demanda de conexão das Barcas Rio-Niteroi, hoje totalmente apartada de todos os planos de articulação de transporte da cidade.

Terminal em Botafogo:

Ao seguir pelo Aterro, os atuais pontos de ônibus hoje existentes em Botafogo seriam substitutos por estações, conforme propostas ilustrativas abaixo. Considerando que os locais aqui propostos já tem a largura necessária, com poucas intervenções da construção das estações e da ligação para pedestres. O custo é baixo com grande benefícios aos usuários da própria Transbrasil e das Barcas Rio Niterói.

Terminais do Aeroporto em diante:
Estação Santos Dumond, conectada a passarela já existente na Av. General Justo


Estação Enseada de Botafogo, conectada a passagem subterrânea já existente

Estação Terminal Mourisco, com espaço para manobra e para a faixa reversível de carros, sem grande impactos e com a ligação a passarela já existente

Fins de Semana:

Nos fins de semana o Aterro é interditado para converter-se em área de lazer. Considerando a grande redução de demanda, a estação Candelária poderá assumir o papel de estação terminal, reduzindo o trajeto do Transbrasil somente até o Centro, possibilitando o usuário a utilizar outros meios de transporte da região.